terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Buenos Aires


Buenos Aires é o tipo de destino que consegue contentar uma infinidade de personalidades. Oferece atrações culturais marcantes, diversão garantida e pontos turísticos para todas as idades. Com um bom planejamento, a viagem não sai cara. Uma dica é usar o sistema de metrô, que é super eficiente. É possível encontrar um mapa com as linhas no google, ou mesmo no aeroporto da cidade.


Dentre os passeios que mais gostei, está o Buenos Aires Zoo. Além da variedade enorme de animais, algumas espécies caminham pelo zoológico e podem ser alimentadas pelos visitantes. Outro atrativo são as apresentações de Leões Marinhos - Uns animaizinhos muito engraçados e metidos.


 Para os que não dispensam uma passada nos museus de arte, recomendo ir ao Museu Nacional de Belas Artes, que possui um acervo muito variado e extenso. Já quem prefere a Arte Contemporânea e novas impressões, vai se sentir em casa no Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires). É sempre importante estar atento aos dias de entrada franca e nos quais os museus estão fechados.


 A livraria El Ateneo é um espetáculo a parte - cuidado que existem mais de uma livraria na cidade com o mesmo nome! - O que estou citando fica na Av. Santa Fe, 1.860. O local já foi um teatro, e além de um bom café e boas leituras, é interessante para presentear pessoas queridas, com postais, livros e artigos de papelaria.
 

 Mas quando o assunto é presentear, talvez os mais consumistas prefiram a Calle Florida, que também tem diversos tipos de produtos - e fica próxima ao centro histórico de Buenos Aires onde estão a Casa Rosada e a Plaza Del Congresso, dois edifícios espetaculares.
 

É imprescindível visitar "La Boca". As pessoas de lá são maravilhosas. E certamente, o turista se divertirá grandemente. Mas vá com tempo para sentar em um bar e ver as apresentações de tango. Tão lindas quanto as oferecidas nos cafés, a noite. Para essa segunda opção, que também é muito prazerosa, lembre-se de reservar uma mesa: os lugares que oferecem shows de tango costumam estar lotados. A portaria do seu hotel certamente vai oferecer essa ajuda preciosa.


 Um ponto negativo: Eu sei que é um ponto turístico, mas não vale a pena ir até o Cemitério da Recoleta. Chegar até lá é relativamente complicado e o esforço não compensa. Talvez seja mais interessante conhecer outros lugares ligados à história da grande Evita Perón.
 E é claro, o melhor, e mais emocionante espetáculo que já presenciei: "El Fantasma de la Ópera". Tenho certeza que outras óperas não deixam a desejar. É umas das coisas mais marcantes porque aqui no Brasil não temos muita oportunidade de entrar em contato com esse mundo artístico tão maravilhoso. Muito menos por um preço tão acessível. Na época, lembro ter gastado em torno de 60 reais. Um valor pequeno para o preço inestimável de ver uma ópera tão minuciosamente planejada, cantada, cenografada... Enfim: Um espetáculo que disperta emoções e nunca será esquecido.

Um comentário:

  1. Como está sendo sua viagem?

    Eu penso em morar fora...em vários lugares...acho que o primeiro vai ser a Califórnia...pra mim é daqueles lugares em que você pensa "putz, devia ter nascido aí..." rsrs...

    Muito bom seu blog, você escreve bem!

    Obrigado por visitar minha "ilha", ultimamente meu blog fala mais de mim que qualquer outra coisa....mas só da capa é claro, o conteúdo ainda é um mistério...

    Bjo

    ResponderExcluir